Espetáculo “Peabiru: o corredor cultural” une tradição gaúcha e latino-americana no palco da UFSM

Espetáculo “Peabiru: o corredor cultural” une tradição gaúcha e latino-americana no palco da UFSM

Foto: DTG Noel Guarany

Santa Maria será palco de um encontro cultural no próximo sábado (04). A partir das 20h, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebe o espetáculo “Peabiru: o corredor cultural”, promovido pelo DTG Noel Guarany e pela Associação Cultural Noel Guarany. A proposta é levar ao público uma narrativa que mistura dança, música, declamação e teatro para contar a formação da identidade gaúcha em diálogo com a América Latina.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Inspirado na lendária estrada indígena que ligava o Atlântico aos Andes, o espetáculo apresenta o Peabiru como símbolo de encontros, trocas e esperanças. Mais de 90 artistas sobem ao palco, incluindo 40 dançarinos da invernada adulta do DTG Noel Guarany, 15 artistas em performances individuais, 15 casais argentinos, 2 uruguaios e 20 homens em coreografias birivas. A força da interpretação ficará também a cargo de declamadores, instrumentistas e solistas.

Entre as atrações confirmadas, estão a Comitiva Dom Almiro Pereira, de Caxias do Sul, campeã do 16º Fenart; o Ballet Folclórico Chajarí, de Entre Rios (Argentina); e as Parejas Folklórica Iberá, de Rivera (Uruguai).

A prenda do DTG Noel Guarany, Eveline Cordeiro Rocha, 21 anos, destacou a relevância da apresentação para Santa Maria:
– É muito importante trazer um espetáculo dessa magnitude, que para quem vai estar assistindo é muito mais do que apenas dança, como nós dizemos, é cultura e conhecimento. Poder levar isso a um espaço público, dentro de uma universidade federal, também é muito gratificante e especial. – afirmou.


Origem

Foto: Reprodução

O roteiro nasceu de um intercâmbio cultural em Tacuarembó, no Uruguai, durante a 38ª Fiesta de la Patria Gaucha. A concepção artística tem a assinatura da Família Nicoloso e se apoia em obras como “Caminhos do Sul: a saga dos tropeiros do Cone Sul”, de Nilo Bairros de Brum, e “Peabiru: o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico”, do jornalista Carlos André Domingues.

Com uma hora e meia de duração, a montagem busca ser mais do que espetáculo: um ato de resistência e pertencimento, que convida o público a revisitar o passado, reconhecer o presente e projetar o futuro da tradição gaúcha — uma cultura que não conhece fronteiras, mas que se constrói na travessia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Sarturi

Projeto “Palhaços em Circula-Ação” leva arte, alegria e inclusão a cidades da Quarta Colônia; confira datas Anterior

Projeto “Palhaços em Circula-Ação” leva arte, alegria e inclusão a cidades da Quarta Colônia; confira datas

Padre Lauro Trevisan lança livro de poesia sobre autoconhecimento e percepção Próximo

Padre Lauro Trevisan lança livro de poesia sobre autoconhecimento e percepção

Cultura